Bancos e Agências de Fomento do país, como a Desenvolve, reuniram-se em Brasília para discutir o tema
Victor Lima
A Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas participou do Seminário de Políticas de Responsabilidade Socioambiental, em Brasília, nos últimos dias 21 e 22, com o objetivo de disseminar as melhores práticas e metodologias para a implantação de políticas de responsabilidade socioambiental.
Além de estruturar um modelo para as instituições Financeiras de Desenvolvimento, de forma que se adequem à resolução Nº 4.327 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que estabelece normas e parâmetros para o estabelecimento de uma conduta sustentável e responsável acerca do tema.
O Seminário foi realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) teve o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A Agência de Fomento esteve representada pelo diretor de Desenvolvimento e Projetos, Fabio Leão, pela coordenadora de Projetos, Josinete Cabral, o assessor Jurídico, Henrique Figueiredo e o Compliance da Desenvolve, Wilson Watanuki.
Para Fábio Leão, a responsabilidade socioambiental é traduzida pela maneira como uma instituição conduz suas atividades tornando-se corresponsável pelo desenvolvimento da sociedade.
“Eventos como este são de grande importância para que as instituições pratiquem as disposições previstas na resolução 4.327, pela necessidade de incluir na estratégia de negócios, o apoio a objetivos de interesse social e de responsabilidade pública como melhoria na educação, assistência médica, excelência na proteção ambiental e conservação de recursos naturais”, destacou Fábio Leão.
O Seminário também contou com a participação dos representantes do Banco Central do Brasil; Banco do Nordeste do Brasil (BNB); Caixa Econômica Federal (CEF); BID; BNDES; Banco Santander; Banco Itaú BBA; Banco da Amazônia e Banco de Brasília (BRB). Além das Agências de Fomento de diversas regiões do país como Pernambuco; Rio Grande do Norte; Bahia; Goiás; Rio de Janeiro; Roraima; Mato Grosso; Amazonas; Santa Catarina e São Paulo.